Empresário transforma MT em referência no comércio eletrônico

Ramiro Yabumoto conta como se reinventou para ser bem sucedido no competitivo ramo do comércio virtual


ENTREVISTA DA SEMANA - O PODER DA REDE


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03.10.2015 | 20h40  

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Ramiro Yabumoto que, em apenas quatro anos, se tornou referência no ramo do e-commerce no país

ORLANDO MORAIS JR;
DA REDAÇÃO

No livro “As 10 Faces da Inovação”, o norte-americano Tom Kelley define as habilidades que um empreendedor ou uma empresa devem ter para obter sucesso no mercado cada dia mais competitivo da inovação.

Ele deve encarnar o “antropólogo”: ir a campo e observar o comportamento humano, sem preconceitos, e entender as interações entre pessoas e serviços ou produtos. Deve ser um “polinizador”: faz as descobertas e as adapta às necessidades únicas do seu projeto ou empreendimento. “Experimentador”: testa constantemente novas ideias e soluções, assume riscos calculados e aprende pela experiência. “Saltador de obstáculos”: ao encontrar uma barreira supostamente insuperável, ele simplesmente encontra um novo caminho.  “Colaborador”, escolhe os melhores especialistas em cada área para estarem ao seu lado, sob sua liderança.

Além dessas qualidades, o empreendedor de sucesso também atua como “cenógrafo”, pois pensa o ambiente físico como uma ferramenta para influenciar comportamentos e atitudes; também é um “arquiteto”, pois cria experiências que vão além da mera funcionalidade. É um “cuidador”, pois não se limita a vender um produto ou serviço, mas faz questão de cuidar dos seus clientes, antecipando as necessidades deles. Por fim, a última habilidade, ser um bom “contador de histórias”, sobretudo da história de sua própria organização, tendo consciência de onde veio e para onde está indo.

Em apenas meia hora de conversa com o empresário Ramiro Mitsuo Yabumoto, proprietário do Grupo Macro, é possível identificar todas essas características dentro de um homem cheio de energia e entusiasmo, que, com a ajuda dos filhos e da esposa, teve que se reinventar para sobreviver – e ser muito bem sucedido – no competitivo ramo do comércio eletrônico.

A palavra crise não existe no meu dicionário, porque é na época de crise é que surgem grandes oportunidades

Após 29 anos vendendo equipamentos e cursos de informática em Cuiabá e região, ele simplesmente fechou todas as 14 lojas e 320 franquias Macro Informática e mudou de ramo, ou melhor, de rumo.

Em apenas quatro anos, a Macro se tornou a maior Distribuidora de Tecnologia do Centro Oeste, com mais de 30 mil itens de produtos de 34 segmentos, atendendo mais de 5.500 revendas e lojistas em oito estados brasileiros. Para Yabumoto, a palavra crise não tem sentido.

“A palavra crise não existe no meu dicionário, porque é na época de crise é que surgem grandes oportunidades”, afirmou.

Seu faturamento só cresce, assim como suas ideias para expandir e reinventar seus negócios.

Nesta entrevista exclusiva para o Midianews (a primeira que ele concede a um veículo de comunicação), realizada na sede do Grupo Macro, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, esse paranaense de Umuarama conta como, sem fazer alarde, transformou Mato Grosso em uma referência do e-commerce no Brasil e, sua Distribuidora Regional, em um destaque nacional com capilaridade de mais de 30 mil itens de diversos segmentos, desde papelaria, brinquedos, som automotivo, automação comercial, automóveis, casa, decoração e presentes, componentes eletrônicos, descartáveis e limpeza, elétrica e ferramentas, eletrodomésticos, esportes e fitness, games e jogos, malas, bolsas e mochilas, moda luxo, móveis para escritórios, segurança eletrônica, televisão, natal, pescaria, pet shop, pilhas e baterias, rádio px, recarga de cartuchos, saúde e beleza, ar condicionado, ventilação, telefonia, celular, cama, mesa e banho, bebês, bikes, moto peças, instrumentos musicais, é claro, também informática, com tudo à pronta entrega e entrega rápida (24 horas) em todas as regiões do Centro Oeste e Norte do Brasil.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Midianews – Quem vê a fachada da Macro Distribuidora ainda acha que o senhor vende produtos e cursos de informática. Ainda aparecem pessoas aqui na porta querendo comprar computadores?
Marcus Mesquita / MidiaNews

Ramiro Yabumoto

"Hoje, qualquer uma das nossas 5.500 revendas, se fizer um pedido até às 16 horas, vai receber qualquer um dos nossos mais de 30 mil itens no dia seguinte"

Ramiro Yabumoto – Sim (risos), ainda aparecem! Mas nós não vendemos mais para o consumidor final. Agora somos um atacadista e distribuidor regional, atendemos lojistas, comerciantes, revendedores, parceiros, instaladores, técnicos, representantes comerciais, vendedores porta a porta, o mercado corporativo, além do governo. O cliente consumidor final (aquele que compra para seu próprio consumo) tem que procurar uma de nossas 5.500 revendas espalhadas nos oito estados das regiões Centro-Oeste e Norte, além do Distrito Federal
Midianews – O que aconteceu com as suas lojas físicas?

Yabumoto – Quando mudamos nosso foco de negócio para a distribuição, criamos a Macro Distribuidora - www.macrodistribuidora.com.br. Então tivemos que fechar todas nossas lojas próprias espalhadas no Centro Oeste, porque não poderíamos concorrer com nossos clientes, que são os pequenos lojistas e revendedores desta região.

Há três anos, as grandes indústrias do ramo de informática e tecnologia, como HP, Acer, Multilaser e outras, vieram aqui e disseram: “Ramiro, a Macro Informática tem que fechar as lojas, para não concorrer com os demais lojistas e se tornar a nossa distribuidora regional para atender os pequenos lojistas do interior, porque nossos representantes não conseguem atender, por causa da enorme distância, restrição ao crédito e pedidos muito pequenos”.

Nós, então, criamos uma logística interestadual para atender, daqui de Cuiabá, todo interior do Mato Grosso, além dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Sul do Pará, Rondônia, Acre, além do Distrito Federal. Hoje, qualquer uma das nossas 5.500 revendas, não importa se esteja aqui em Cuiabá, em Rondônia ou no Sul do Pará, se fizer um pedido até às 16 horas, vai receber qualquer um dos nossos mais de 30 mil itens no dia seguinte.

Midianews – Como o senhor consegue atender esses lugares longínquos com agilidade?

Yabumoto – Nós fizemos uma parceria com pelo menos 10 companhias de ônibus e com as principais transportadoras dessa região. Nós temos uma equipe de 40 vendedores que recebem todos os pedidos feitos até às 16 horas, fecham esses pedidos, emitem as notas fiscais, embalam os produtos e das 16 às 18 horas colocam nos ônibus ou caminhões que vão rodar a noite inteira até o destino final, não importa se a estrada é de terra ou se está chovendo. Além disso, também utilizamos os Correios. Nós somos o que as grandes indústrias chamam de “operador logístico”, exclusivo para toda essa região.

Marcus Mesquita / MidiaNews

Ramiro Yabumoto

"As lojinhas e os comerciantes de toda essa região estavam totalmente abandonados pelos fabricantes"

Midianews – Como o senhor conquistou todas essas revendas?

Yabumoto – As lojinhas e os comerciantes de toda essa região estavam totalmente abandonados pelos fabricantes, porque as indústrias sozinhas não conseguiam atender esses lojistas “pequenininhos” pela enorme distância que os separa. Então, antes da Macro Distribuidora, estes pequenos lojistas tinham que pagar muito caro por produtos comprados nos outros estados ou tinham que eles mesmos viajar para fazer compras em São Paulo ou no Paraguai, correndo o risco de serem assaltados ou terem seus produtos apreendidos. Além disso, muitos não tinham grande limite de crédito, cadastro não muito bom e tampouco capital de giro para comprar grandes estoques dos grandes fabricantes. Agora, para todas as pequenas lojas desta região, a Macro Distribuidora tornou seu estoque, com diversidade de produtos de vários segmentos, com tudo à pronta entrega.

A parceria com os pequenos lojistas tornou um enorme sucesso, porque agora a Macro Distribuidora cuida de fazer grande estoque e os pequenos lojistas cuidam das vendas.

Enfim, nós somos a retaguarda com mais de 30 mil produtos disponíveis à pronta entrega, não importa onde ele esteja, com o mais importante: preços baixos, super competitivos, porque compramos direto da indústria em grandes volumes. Atualmente, muitos lojistas dizem que “nós somos os salvadores da pátria dos pequenininhos”, pois oferecemos a eles produtos pela metade do preço que eles estavam acostumados a pagar. O resultado é que recentemente fomos reconhecidos nacionalmente como o melhor modelo de capilaridade entre os distribuidores regionais do Brasil.

Midianews – Como funciona o sistema de compra e venda para os pequenos lojistas?

Yabumoto – Nós fornecemos gratuitamente, para cada um desses 5.500 lojistas, uma loja de e-commerce, ou seja, uma plataforma de internet em que todos eles podem ter sua própria loja virtual, funcionando como sua própria lista de preços. Personalizamos gratuitamente a tela de vendas colocando logotipo e os dados comerciais do lojista, incluindo de imediato o estoque com mais de 30 mil itens para que possa oferecer, fazer orçamentos na hora e poder fechar os pedidos junto a seus clientes. Tudo é automatizado online, basta o cliente ter internet.

Nós fazemos um verdadeiro trabalho social de inclusão social nesse interior do Brasil, ajudando e atendendo pessoas de pouco capital, que do contrário estariam nas estatísticas do desemprego, sem alternativa de renda

Então, qualquer comerciante que se cadastra aqui conosco, mesmo não tendo capital nenhum, pode vender milhares de produtos (mais de 30 mil itens de diversos segmentos) sem sair de casa. O lojista acabou de vender, logo em seguida, entra na tela de compras e faz seu pedido na Macro Distribuidora, pagando via cartão de crédito ou boleto, tudo via internet. Assim, o pequeno lojista não precisa mais ter estoque próprio, porque vai contar sempre com o estoque da Macro Distribuidora. Enfim, ele só vai comprar aquilo que ele acabou de vender.

Nesse novo modelo de negócio, super prático e inovador, mesmo quem tem restrição de crédito no Serasa ou SPC pode comprar conosco, porque pode enviar ordem de pagamento, boleto ou pagar com cartão de crédito, tudo feito dentro do site. Isso virou um grande sucesso na região. Hoje, temos inúmeras lojinhas do interior que já vendem mais de R$ 100 mil por mês. Se o dono da loja coloca uma margem de lucro de 30%, então ele tem um lucro de R$ 30 mil, fácil e rápido. Nosso lema é que “o nosso sucesso é o resultado do sucesso deles, por isso nós trabalhamos intensamente para que eles cresçam e continuem ganhando dinheiro”.

Midianews – Qual o perfil desses lojistas?

Yabumoto – São principalmente pequenos e médios comerciantes, lojistas, revendedores, empresários, autônomos, técnicos, representantes, parceiros, instaladores e pequenos empreendedores, das cidades do interior. Mas hoje muitos camelôs e micro empresários individuais já utilizam nossa tela de vendas, assim como as vendedoras de produtos como Avon, Hermes, Jequiti e Herbalife, por exemplo, que também já vendem nossos produtos de porta em porta.

Nós fazemos um verdadeiro trabalho social de inclusão social nesse interior do Brasil, ajudando e atendendo pessoas de pouco capital, que do contrário estariam nas estatísticas do desemprego, sem alternativa de renda. Eu e meus executivos passamos três anos viajando e conhecendo lojistas de todas as cidades do interior desses oito estados, cadastrando revendedores, instalando a tela de vendas e oferecendo essa alternativa de parceria, que foi recebida como a redenção para muito deles. Além deles, também atendemos grandes clientes corporativos e o setor público.

Midianews – Mesmo com todo esse sucesso, a Macro Distribuidora não é a galinha de ovos de ouro do grupo, certo? Quais são os outros produtos da empresa?

Yabumoto – Além da Macro Distribuidora, hoje no Grupo Macro temos a Macro Fashion - www.macrofashion.com.br, o site de moda mais luxuoso do Brasil, com roupas, calçados, acessórios, jóias e vestidos de luxo, super fashion e chique. Já somos uma das quatro maiores lojas virtuais de moda luxo do Brasil, ao lado de grandes como “O que vestir”, “Shop2gether” e “Gallerist”.

Marcus Mesquita / MidiaNews

Ramiro Yabumoto

"Hoje, com um investimento mensal de apenas R$ 100, qualquer comerciante pode ter uma loja virtual com 30 mil itens"

Também temos o site Macro Virtual - www.macrovirtual.com.br, que já é um dos três maiores sites de venda de produtos de tecnologia do Brasil, atrás de gigantes como “Kabum” e “Balão da Informática”. Fomos reconhecidos pela Vitrio, uma das maiores agências digitais do Brasil, como um case de sucesso, com extraordinário crescimento de vendas dentro do segmento de e-commerce do Centro Oeste. Em quatro meses após a inauguração, conseguimos quintuplicar nosso faturamento.

Dentro do grupo também temos uma indústria de software que desenvolve plataforma de e-commerce, cuja matriz fica em São Paulo. Trata-se do Site Macro - www.sitemacro.com.br, uma plataforma robusta de e-commerce, uma das melhores do Brasil, usando tecnologia de última geração, com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento durante três anos, para que pudéssemos, de novo, oferecer um produto de ponta, com preços acessíveis para todos os empresários de pequeno, médio e grande porte.

Hoje, com um investimento mensal de apenas R$ 1,5 mil, qualquer empresário pode ter uma loja virtual robusta e inovadora, ou seja, ter o sonho de ter seu próprio site exclusivo de vendas online para todo Brasil. O Site Macro é uma plataforma de e-commerce (comércio eletrônico), moderna, robusta, chique, super rápida, onde você pode colocar toda sua criatividade no seu lay-out. O Site Macro também já é um destaque em nível nacional, porque além de ser o mais barato e econômico do Brasil, também tem uma performance que equipara a algumas das melhores plataformas do Brasil, como as plataformas Vtex, Rakuten e Jet commerce, porque ele é muito rápido, moderno e inovador.

Para finalizar, dentro do Grupo Macro, temos o Site Revendas - www.siterevendas.com.br, ideal para as micros, pequenas e médias empresas que querem entrar no mundo das vendas pela internet, sem gastar muito. O Site Revendas custa apenas R$ 100,00 por mês e, o mais importante, é que podemos personalizar, montar o lay-out e colocar no ar sua própria loja virtual em apenas 24 horas. Você pode ter sua própria loja virtual, na qual você pode cadastrar e vender todos seus produtos, além de receber gratuitamente os 30 mil itens da Macro Distribuidora para poder vender para todo Brasil. Esse é sem dúvida o grande diferencial do Site Revendas do Grupo Macro, porque sua loja virtual já nasce grande oferecendo 30 mil itens, o que vai dar lucro imediato.

Midianews – Apesar do crescente aumento das vendas pela internet (esse mercado movimentou R$ 18 bilhões nos primeiros seis meses de 2015), o consumidor brasileiro ainda é muito desconfiado com esse tipo de negócio, certo?

Acho que nossa credibilidade foi conquistada com atitudes honestas, muito profissionalismo, além de muito suor e trabalho

Yabumoto – Sim, ainda tem muitas lojas falsas e golpistas na internet e todos os dias assistimos denúncias de consumidores que são enganados por pilantras. É por isso que a maioria dos internautas, atualmente, só compram de sites seguros, de plataformas robustas que transmitam credibilidade e confiança. Aí que considero nosso ponto forte. Nossa plataforma faz parte de um grupo sólido e tradicional, com reconhecimento nacional de sempre ter prestado bons serviços, afinal de contas, a Macro todo mundo conhece, todo mundo confia. Investimos forte num grande estoque com logística e pós-venda incomparável. Só publicamos e vendemos o que realmente temos em nosso estoque à pronta entrega, por isso, jamais deixamos de entregar qualquer produto nesses quase 30 anos de atuação. Portanto, acho que nossa credibilidade foi conquistada com atitudes honestas, muito profissionalismo, além de muito suor e trabalho.

Pesquisas recentes mostram que o consumidor internauta só quer comprar de sites seguros e que tenham grande variedade de produtos, porque isso transmite confiança, credibilidade e comodidade de encontrar tudo que precisa num só lugar. Isso só o “Site de Revendas” do Grupo Macro pode oferecer. Pesquisas também revelam que os internautas permanecem no máximo dois minutos em um site quando não encontra nesse tempo o produto que procura. Sem falar que o visual, um "layout chique e moderno", é estratégico para transmitir credibilidade.

Midianews – Quais as vantagens de se ter uma loja virtual?

Yabumoto – No mundo atual, a tendência revela que todas as empresas tradicionais de “rua e de tijolo” vão precisar ter uma loja virtual (site de vendas), para poder atingir um grande público, de grandes distâncias, com rapidez e a comodidade que só a internet pode oferecer. Também um site de e-commerce propicia grandes economias no marketing, porque as redes sociais são virais e atingem rapidamente grandes massas.

Também você vai perceber uma grande economia com vendedores, porque o vendedor virtual (site de vendas online) vai substituir centenas de vendedores, sem nunca mais precisar pagar salários, não há pedidos de aumento, não precisa 13º, férias, horas extras e, o mais importante, vai trabalhar 24 horas, dia e noite, sábados e domingos, 365 dias do ano, sem nunca faltar ou chegar atrasado.

No mundo atual, a tendência revela que todas as empresas tradicionais de “rua e de tijolo” vão precisar ter uma loja virtual

Midianews – Quando teve que fechar as lojas, o senhor temeu pelo futuro?

Yabumoto – Olha, eu confesso que fiquei pelo menos uma semana, preocupado, pensativo, sem dormir bem. Afinal fomos pioneiros na área de tecnologia na região e com muita dedicação, construímos mais de 14 lojas e cerca de 320 franquias, e de repente me vi, com mais de 50 anos, tendo que reinventar um novo modelo de negócio, foi um grande choque. Foi quando meus filhos, o Roberto e o Rodrigo, agora já trabalhando no Grupo, sendo preparados para sucessão, me deram uma tremenda força e disseram: “pai, por que além da Macro Distribuidora a gente não monta um negócio na internet em São Paulo e vendemos para todo Brasil? Tecnologia é o que nós sabemos de melhor fazer – vamos procurar o que tem de melhor no mundo da internet e vamos montar uma super loja virtual, afinal de contas temos ‘know-how’ em logística, estoque e preços super competitivos”. Assim, há três anos começamos a investir forte no mundo virtual.

Midianews – Quais os planos para o futuro?

Yabumoto – Nossa primeira meta foi consolidar como um grande distribuidor regional e desenvolver vários projetos ligados à internet. Quanto ao futuro, nossos movimentos estão conectados ao conhecimento, inovação e tecnologia, pilares que sustentaram o crescimento rápido de países como o Japão e a Coréia do Sul. Em breve teremos novos lançamentos, mas isso por enquanto é surpresa.

Midianews – Qual o faturamento do Grupo Macro hoje?

Yabumoto – Esse número é confidencial, mas eu posso assegurar que é maior do que tínhamos com as lojas físicas. Posso garantir que esse é o "melhor negócio do mundo".

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